domingo, 11 de abril de 2010

Bela Adormecida

O sono é algo fundamental em todas os grupos etários, mas, enquanto adolescentes, podemos sentir uma maior necessidade de o fazer. Porquê? Ora, estamos a crescer a um ritmo rápido, tanto física como emocionalmente; temos o stress da escola e as pressões do dia-a-dia. Infelizmente, apesar de pertencermos a um dos grupos etários que mais precisa de dormir, muitos de nós não o fazem. As saídas à noite e as chegadas a casa às tantas da manhã, soa-te familiar? Ou até estudar até altas horas, porque o tempo escasseia?

Dormir é algo que pode ajudar a facilitar a tua vida. Queres saber porquê?

~ splitroads




Antes de mais vamos lá a saber...

A melatonina é responsável pela qualidade do nosso sono e pelo desenvolvimento da nossa regeneração celular. Esta hormona começa a ser produzida pela glândula pineal um pouco antes do anoitecer e é ainda encarregue de regular o ciclo do sono e a vigília.

No ser humano o ciclo do sono é formado por cinco estágios e dura cerca de noventa minutos (podendo chegar a 120 minutos). Este repete-se durante quatro ou cinco vezes durante o sono.



As noites mal dormidas podem tornar-nos...
- ...irritadiços;
- deprimidos;
- maldispostos;
- com reflexos lentos;
- com dificuldades em nos concentrarmos.

Já para não falar das olheiras, nos olhos vermelhos e inchados (que são horríveis) e do baixo rendimento escolar.

Não queremos isso, pois não?


~ magical-thoughts



A duração do sono «Depende da tua própria estrutura, da mesma forma que umas pessoas têm uma vida mais activa do que outras. Não há nenhum mecanismo que nos obrigue a dormir. Já nascemos assim. O sono é inato, mas é evidente que o número de horas que se dorme tem que ver com o tipo de vida que se tem.» Explica a Dr.ª Pilar Vasconcelos, pneumologista da Clínica do Sono.

Os adolescentes necessitam, em média, de dormir 8h a 8h e meia por noite. No entanto, como acima foi referido, depende de pessoa para pessoa. Há corpos que exigem apenas 5 horas por noite, outros que exigem mais...

Para saberes de quantas horas precisas, faz a experiência proposta pela Cosmopolitan:
Durante uma semana dorme oito horas. Na oitava noite, não ponhas despertador e deixa-te acordar naturalmente. Se apenas dormiste 5 a 6 horas, esse será o teu período de sono ideal. Se foste até às 9 ou 10 horas, é sinal de que precisas de mais tempo para recuperares energias.


Muita gente tem dificuldades em dormir e isso é grave.
- Evita comer chocolate, café ou queijo perto da hora de deitar: Os primeiros dois contém estimulantes que te farão ter dificuldades em dormir. O queijo tem um alto teor de gorduras, pelo que não será facilmente digerido pelo corpo e este continuará a trabalhar para o digerir;
- Evita as refeições pesadas ou o exercício extenuante antes de ires dormir: Os teus jantares deverão ser leves;
- Leite quente: Resulta com algumas pessoas, beber leite quente antes de dormir, por ser relaxante;
- Pensa em algo que te agrade ou dê prazer;
- Lê um livro: Até sentires os olhos a pesar...
- Fecha bem as janelas para que as luzes ou o barulho não te incomodem;
- Toma um banho antes de dormir: A nossa temperatura corporal desce quando saímos da água, o que faz com que nos sintamos mais cansados (o coração bate mais devagar e a respiração tranquiliza-se) e mais propensos a conciliar o sono. Umas gotinhas de óleo de lavanda na água também poderão ajudar;
- Pratica exercícios de relaxamento: Como ioga. Experimenta respirar fundo lentamente;
- Conta carneiros;
- Não te preocupes se não conseguires dormir, não desesperes.

Para não teres que ficar a estudar até tarde, faz uma planificação dos estudos com uma distribuição equilibrada ao longo do dia.

Se ainda assim não conseguires resultados, consulta um médico.




Enquanto dormimos, coisas fantásticas acontecem ao nosso corpo:
- Os músculos relaxam;
- A pele renova-se;
- O ritmo cardíaco abranda;
- Os reflexos e a dor cessam quase por completo;
- A actividade cerebral baixa sem parar completamente (tanto que cada pessoa tem dois ou três sonhos por noite).

Sempre ouvimos dizer que as crianças têm que dormir muito. Porquê? Porque o sono é um estimulante da produção da hormona do crescimento - somatotrofina. Mas esta hormona é essencial em todas as idades, pois estimula a síntese de proteínas, influencia o equilíbrio entre a gordura e os músculos, e permite a renovação dos tecidos do nosso organismo, entre os quais se encontram a pele, o cabelo e os ossos que harmonizam o nosso corpo.



- Ao contrário do que se pensa, o cansaço físico não é o principal causador do sono;
- A partir dos 40 anos, produção de melatonina, hormona responsável pelo sono, reduz-se;
- Ter os pés quentes é essencial para conciliar o sono. Os primeiros médicos hindus sabiam-no bem, e por isso desde há cerca de cinco mil anos que praticam este pequeno truque ayurvédico para inspirar sossego e propiciar o descanso. Consiste em massajar os pés (insistindo nas plantas) com duas colheres de sopa de óleo de sésamo ligeiramente aquecido. De seguida, vestem-se umas meias de algodão e... dorme-se. Além de activar os pontos de relaxamento, esta massagem suaviza e embeleza a pele dos pés, sobretudo se esta está seca e gretada;
- A privação do sono tem sido utilizada como uma forma de tortura.


Fontes


~ bububob

0 Opiniões:

Enviar um comentário