segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O pequeno-almoço ideal

Hello meninas. Nem tanta gente sabe que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, por isso só faz mal salta-la ou torna-la mais rápida ou curta. E sabiam que se tomarmos um bom pequeno almoço será mais fácil controlar a fome ao longo do dia? Pois é meninas, hoje vão saber os bens de um pequeno almoço saudável :)

{flickr.com/artsan}



O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, pois passámos muitas horas em jejum, e apesar de muitas pessoas se queixarem que de manhã não têm fome, saltar o pequeno almoço só faz mal.
Pedro Moreira, professor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto diz que “a forma mais eficaz de controlar o que se come é comendo”, ou seja, é muito mais fácil ter-se uma alimentação desregulada saltando refeições do que o contrário, comer em todas elas.
A maior parte das pessoas em Portugal, ingere líquidos em vez de ingerir comida, ou seja, ou bebe iogurte ou leite, em vez de comer um pão e uma peça de fruta.
Para Pedro Moreira, um pequeno almoço ideal é leite, cereais e uma peça de fruta, pois ambos os alimentos dão-nos as proteínas, vitaminas e nutrientes necessários.
Não ter fome logo de manhã é uma das desculpas que muitos dão para omitir o pequeno almoço. Uma refeição pesada na véspera, à noite, ou o excesso de álcool ou de tabaco poderão estar na origem deste problema. Mas a falta de hábito também. É preciso aprender a comer de uma maneira saudável, sem restrições e com muito prazer. E o pequeno almoço é o primeiro passo nesse sentido.

{flickr.com/stereomood}



Agora, vou dar-vos 3 receitas para um pequeno almoço ideal e saudável :) aqui vai:

Opção 1
1 chávena de leite meio gordo (com ou sem café)
1 pão de mistura de trigo e centeio com 1 colher de chá de manteiga
1 salada de frutas frescas

Opção 2
1 iogurte magro não açucarado
1 tigela de flocos de cereais (Muesli) com leite gordo
1 banana

Opção 3
1 ovo mexido feito numa frigideira antiaderente (com 1 colher de chá de azeite)
1 fatia de pão de centeio, tomates cherry com queijo emmental
1 copo de sumo de laranjas frescas

Agora minhas caras, toca a ser pessoas saudáveis! Beijinhoooos ^^

6 Opiniões:

innes disse...

eu amo pequeno almoço. é a minha refeição favorita ♥

ana maria disse...

eu sou daquelas que não tem fome de manhã, ahah

X. disse...

Eu adoro fazer pequenos-almoços enormes e variados ! Pena é o sono e a pressa nem sempre o permitirem !

Catarina Pereira disse...

o meu pequeno almoço costuma ser sempre uma taça de cereais kelogs k simples, com leite. antes era das que não tinha fome de manhã, ahah, mas depois de muito me darem na cabeça, acabei por começar a toma-lo todos os dias.

b. disse...

eu, sempre que tenho oportunidade, tento fazer daqueles pequenos-almoços mesmo 'à filme'! adoroooo!

-ªm.ines disse...

Eu nunca tenho fome de manhã, sempre achei muito esquesito comer ovos mexidos logo de manhã... Mas depois fui percebendo a importância do pequeno-almoço e hoje em dia como todos os dias.

Há aí umas boas sugestões :)

Parabéns pelo blog!

Enviar um comentário