quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Leva literatura na mala

Queridas leitoras,
nestas férias de natal desliguem a televisão e dêem oportunidade ao livro que está na vossa mesinha de cabeceira há meses. Partilho convosco os que me irão acompanhar nestas férias e sugiro dois que me fascinaram.


{~thaaisrios.tumblr}





O que aconselho



01 O Monte dos Vendavais, de Emily Brontë




Este livro fantástico é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa.
Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição.
Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.

Agora eu: Li-o por ser um clássico, está entre os 1001 livros que deves ler antes de morrer e nunca pensei que fosse tão fascinante como se revelou! Achei-o absolutamente fantástico e intemporal. Aconselho vivamente!


02 A Rapariga que Roubava Livros, de Markus Zusak




A história passa-se durante a Segunda Guerra Mundial, em Molching, perto de Munique. As pessoas vivem um dia-a-dia penoso, sob o peso da suástica e bombardeamentos, cada vez mais frequentes, que não as deixam sonhar. A morte, narradora omnipresente e omnisciente, cansada de recolher almas, observa com fascínio a estranha natureza dos humanos. É então contada a história de Liesel e dos seus pais adoptivos, de Hans, o pintor acordeonista de olhos de prata, de Rosa, a mulher com cara de cartão amarrotado, do pequeno Rudy, cujo herói era o atleta negro Jesse Owens, e de Max, o pugilista judeu, que um dia se foi esconder na cave da família Hubermann e que escreveu e ilustou livros para dar à rapariga que roubava livros, sobre as páginas de Mein Kampf.


Agora eu: Já tinha falado deste livro anteriormente aqui. Este é um livro diferente, invulgar, irreverente e fascinante. Das coisas que mais gostei no livro é que não se preocupa em seguir determinado padrão dito comercial. Tem um estilo fantástico.



{~queenofthelittle.tumblr}






A minha literatura de férias




01 O Vigilante, de Sarah Waters

FINALISTA DO BOOKER PRIZE 2006



Depois de três romances onde retratava com mestria a Londres victoriana, Sarah Waters decide avançar no tempo e mergulhar a fundo na década de 40, com os seus bombardeamentos aéreos, ruas em black-out, perigos sempre à espreita e amores muito pouco lícitos.
Terno e trágico, construído de forma original e arrebatadora, O Vigilante é, acima de tudo, uma obra sobre as relações humanas, em toda a sua complexidade e riqueza, e com um lado inesperado quanto baste.
Mais uma obra brilhante e envolvente desta escritora que tão bem nos sabe conquistar.

Uma escritora brilhante…os seus leitores acreditarão em tudo o que lhes diga - A.N. Wilson





02 O Rapaz de Olhos Azuis, de Joanne Harris




Ele conhece-a há uma eternidade e, contudo, ela nunca o viu. É como se fosse invisível para a mulher que ama. Mas ele vê-a a ela: o cabelo; a boca; o rosto pequeno e pálido; o casaco vermelho-vivo na neblina matinal, como algo saído de um conto de fadas.
Até agora, ele nunca se apaixonou. Assusta-o um pouco: a intensidade dessa emoção, a maneira como o rosto dela se intromete nos seus pensamentos, a maneira como os seus dedos traçam o nome dela, a maneira como tudo, de algum modo, conspira para que ela nunca lhe saia da cabeça…
Ela não sabe de nada, claro. Tem um ar muito inocente, com o seu casaco vermelho e o seu cesto. Mas por vezes os maus não se vestem de preto e por vezes uma menina perdida na floresta é bem capaz de fazer frente ao lobo mau…



E vocês, queridas leitoras, aconselham-nos algum livro?



~glamourthis.wordpress

6 Opiniões:

Maria disse...

Eu aconselho este: "A Promessa"
de Brunonia Barry. É fascinante!!!

Raquel (loversmoda) disse...

Ola :)

O blog Lovers Moda deseja te um Feliz Natal com tudo de bom e com os que mais gostas.

Feliz Natal e Bom 2011 com o dobro das coisas boas.



Beijinhos

Patrícia Ferreira disse...

Feliz Natal! :)

http://belezaqb.blogs.sapo.pt/

the bored alien disse...

O retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, é muito giro e tb consta na lista dos 1001 livros que deves ler antes de morrer

innes disse...

concordo ♥

Anónimo disse...

ola<

Enviar um comentário