segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Aparelhos Dentários - Tudo o que precisas de saber

Olá, meninas!

Hoje vim para vos falar de aparelhos dentários e tudo o que precisam de saber sobre eles.

Vou dividir este post em tópicos e no fim de cada tópico vou dar a minha opinião pessoal, uma vez que também uso aparelho.


{~clinicaodontoquality.com.br}




O BÁSICO

Quando temos os dentes tortos ou outro tipo de defeitos na boca, é recomendado pelos dentistas o uso de um aparelho adequado ao problema que tens.


{~conteudo.imasters.com.br}


Eu, por exemplo, tenho o maxilar superior muito avançado e os dentes de baixo encavalitados e como tal uso aparelho.

Deves ouvir a opinião de vários especialistas porque, para alguns médicos mais gananciosos, até o mais ínfimo defeito tem de ser corrigido e isso, agora em tempos de crise, só vai prejudicar a tua situação financeira.

Eu aconselhei-me junto de vários dentistas e todos me disseram que era mesmo necessário usar aparelho.

OS CUSTOS


{~darkest-black.tumblr.com/}


Os aparelhos custam, à volta de, 2.000€. Mas tudo depende do tempo que o vais usar, se vais usar só em baixo, só em cima, por isso não há um valor fixo. Normalmente, podes pagar em prestações, para que a carga financeira não seja tão grande.

O meu aparelho, que é em cima e em baixo, custou 2.000€ com consultas incluídas.

AS VANTAGENS

Quando nos dizem que temos de usar aparelho pensamos logo “Vou ficar tão feia! Ninguém vai gostar de mim! Vão gozar comigo! Vai doer!”. Relax, meninas! Se acham que vão ficar feias com ele, lembrem-se sempre que vão ficar lindas quando o tirarem. Se te gozarem por teres aparelho, é ridículo e só tens de ignorar! Mais ainda! Ter aparelho agora é uma moda, só goza quem for demodé. E sim, vai doer! Mas é para um bem maior e a dor é só durante a semana que se segue à consulta mensal.


{~clinicamq.com.br}

E tem vantagens!

- Podes andar mais colorida, combinando as cores dos elásticos com a roupa!
- Vais ter um sorriso perfeito depois de o tirares!
- Se fores comer a casa de alguém e não gostares da comida podes sempre dizer que te doem os dentes e evitas comer algo que não aprecias.
- E muitas mais!

Usar aparelho, para mim, não é assim tão incómodo. Claro que sofro com dores uma vez por mês, mas, estou habituada e faço de tudo para contrariar a dor (compro iogurtes e polpas de fruta e alimento-me à base disso, tomo comprimidos, arranjo estratagemas com a língua de modo a que não me doa tanto, etc.). Desde que os meus dentes definitivos nasceram que estava mentalizada para o provável uso de aparelho, por isso não entrei em pânico, mas tenho amigas que estão absolutamente aterrorizadas com a ideia de usar. Volto a repetir: não é assim tão mau!

AS DESVANTAGENS

Mas, como tudo na vida, o aparelho também tem as suas desvantagens:


{~blogdicas.com.br}


- Se comeres alface ou outra verdura desse género, o mais provável é ficares com os dentes verdes.
- Depois de ires à consulta mensal não podes comer comida sólida, tens de te alimentar, principalmente, com papas.
- Nos primeiros tempos, quando ainda tens os dentes tortos, mas já tens o aparelho, a tua boca vai ficar um bocadinho feia, porque, se, por exemplo, tiveres os dentes aos zigue-zagues, vais ter arame na boca aos zigue-zagues. É um bocadinho parecido com uma linha de comboios, mas não te preocupes, no espaço de um mês, fica tudo direitinho.
- E mais algumas, mas que, obviamente, podes resolver!

CELEBRIDADES COM SORRISOS METÁLICOS

As celebrities também são gente normal e nem todas nascem com os sorrisos perfeitos que têm.

Vou mostrar-te algumas destas pessoas:


{~terra.com.br}

Fábio Assunção, actor


{~umamorprecorda.blogspot.com}

Tom Cruise, actor


{~umamorprecorda.blogspot.com}

Camila Pitanga, actriz

E esses são apenas alguns! Como eles, também a Gisele Bündchen, Isabel Fillards, Adriane Galisteu, Adriana Lessa e muitos mais, usam ou usaram aparelho dentário.

Depois deste post gigante ainda sentes dúvidas? Coloca-as abaixo, num comentário ou questiona-nos no nosso formspring!

4 Opiniões:

Anónimo disse...

Eu já usei aparelho.
Desde pequena, algo que sempre quis foi usar aparelho e óculos também (pequenas pancas de menina). Quando me disseram que tinha de usar aparelho, evitei. (Parece que, afinal, não queria assim tanto). No entanto, só o consegui fazer durante sensivelmente um ano, depois rendi-me aos "encantos" do aparelho. :P
Nunca tive dores. Aliás, para ser + correcta, só houve uma semana em que tive dores por causa do aparelho. Foram dois anos a usar aparelho tanto em cima como em baixo muito agradáveis.
Usei, quase sempre, elásticos de cor azul clara, mas muito viva. Eram mesmo lindinhos :) Mas também cheguei a usar cor-de-laranja vivo.
Quando tirei o aparelho não gostava de me ver a sorrir nas fotos, era um "mundo" muito diferente. Até porque eu sempre sorri imenso para as fotos quando tinha aparelho! Acho uma estupidez as meninas que fecham a boca só por causa disso.. Não há que ter vergonha!
A minha tia sempre me disse: "Um pequeno sacrifício para ficares bonita"

Beijinho.

b. disse...

A., concordo plenamente contigo! Uso aparelho há um ano e também tem sido um período agradável! Não me custa muito e nem tenho vergonha de sorrir. Realmente concordo contigo, é uma pena e também uma estupidez fechar a boca só porque temos aparelho! A tua tia tem razão!
Volta sempre!

Marta disse...

Também uso aparelho, em cima e em baixo. Não tenho muitas dores mas as idas ao dentista são um bocado desconfortáveis (apesar de o meu dentista ter menos de 30 anos e uns olhos verdes.... ai mãe! xD)
Acho que uma das piores partes quando se usa aparelho, pelo menos para mim, é a preguiça de lavar os dentes sempre com o escovilhão (sou uma requinha -.-'), e o facto de a boca ficar um bocado deformada, já que o sorriso se torna muito mais aberto, daqueles em que se vê a gengiva toda. Também tenho medo de ficar com os dentes MUITO direitos. Isto porque os meus dentes são um pouco virado para dentro, nada de exagerado, e eram um bocado à ratinho ou coelho. Gostava de ter podido pedir para mos arranjarem só um bocado, para não perderem personalidade xD

Em princípio o tratamento vai durar pouco menos de 2 anos e o preço deve rondar os 2 mil.

ps: A minha cor preferida para os elásticos é o azul.

thais** disse...

bom ...eu tenho os dentes um pouco pra traz...
minha boca vai ficar muito feia ?

Enviar um comentário