domingo, 17 de abril de 2011

Titanic

Olá meninas :) Não sei se sabem, mas calculo que sim, fez esta semana 99 anos desde que o Titanic embarcou e afundou. Por isso, vou deixar-vos com algumas curiosidades sobre o navio, e como podiam ter escapado a colisão com o Iceberg.




O Titanic, inicialmente levava a bordo 2.223 pessoas, divididas em classes, morrendo ao todo 1.517 pessoas. Na 1ª classe iam 329 e morreram 130 pessoas; na 2ª classe iam 285 e morreram 166 pessoas; na 3ª classe iam 710 e morreram 536 pessoas. A tripulação era composta por 991 pessoas e morreram 685 pessoas, inclusive o Capitão, Edward J. Smith, que após ter determinado que estava cada um por si não foi mais visto.


Agora, as curiosidades:

* Supõe-se que se a colisão do Titanic com o iceberg tivesse sido frontal, apenas um compartimento ou no máximo 2 teriam ficado destruídos, sendo que o fecho das comportas automáticas solucionaria o problema, e a viagem poderia prosseguir normalmente.

* Também se supõe que, caso o iceberg tivesse sido visto meio minuto antes, a colisão teria sido evitada.

* Ao ter sido visto o iceberg, o 1º Oficial ordenou a inversão de marcha dos motores do navio. Porém, à velocidade a que o navio navegava, mesmo o inigualável poder de torção para as hélices de seus motores não era suficiente para parar 46.000t que seguiam a 21 nós, naquele curto espaço que distava o Titanic do iceberg. Contudo, se tivessem mantido a os motores em marcha normal a todo o vapor, e simplesmente tivessem virado o leme, à velocidade que iam o Titanic teria se desviado do iceberg, conseguindo contorná-lo e assim evitar a colisão, sendo apenas necessário corrigir depois a direção que o Titanic tomaria.

* Os vigias noturnos deveriam ter binóculos, pois já se sabia que iriam passar numa zona de icebergs. Porém o material não foi fornecido a tempo, e os vigias tiveram de trabalhar à vista desarmada. Com os binóculos, os procedimentos de emergência poderiam ter sido efetuados muito antes, pois o iceberg teria sido visto ao longe.

* Na altura da colisão, a tripulação do Titanic pareceu ter avistado luzes no céu e no mar que, seriam de outro navio, menor, a cerca de 16 km (cerca de 8 milhas marítimas). O Titanic lançou fogos de artifício para pedir ajuda e, o outro navio pareceu aproximar-se. Porém, as luzes desapareceram de repente. Consta que seria um navio norueguês que navegava ilegalmente naquelas águas.


(fonte)


There you go. Agora espero bem que vão todas ver o filme, porque é lindo :)
Beijinhoooos*

0 Opiniões:

Enviar um comentário