quarta-feira, 4 de maio de 2011

Dicas literárias

{~dreams-in-coffee.tumblr.com}


Por ter, ao longo destes doze anos, a disciplina da minha língua materna, português, com bom aproveitamento e por adorar literatura, decidi dar-te uns conselhos que te poderão ajudar a ler as obras obrigatórias para a disciplina de português.
Desde o básico que nos tentam enraizar hábitos de leitura, seja com contos, pequenos livros, ou excertos de obras, e desde cedo muitos de nós torcem o nariz quando ouvem a palavra «ler».
No secundário caem-nos, quase do céu, livros como Os Maias e O Memorial do Convento que, para quem não tem os hábitos de leitura enraizados, podem tornar-se complicados de ler.




01. Primeiro que tudo: esquece tudo o que te disseram sobre o livro em questão. Acredita que vai ser mais difícil se estiveres a pensar no que o teu colega ou irmão ou primo (whatever) te disse acerca da obra. Já sabemos qual é a opinião da maioria das pessoas quando vê livros grandes e relativamente antigos.
Mas quem te diz a ti que não vais gostar da história? E que não te habituas rapidamente ao estilo do autor...e se calhar o que se passava no séc. XIX não era tão diferente do que se passa agora. Tenta tirar as tuas próprias conclusões e, acima de tudo não julgues o livro pela capa.




02. Tenta lê-lo algum tempo antes de o começarem a estudar principalmente se não estiveres habituada a ler. No início do ano o teu professor irá dizer-te, com certeza, qual o plano das festas para o ano lectivo que têm pela frente. Normalmente tanto Os Maias como o Memorial são estudados no terceiro período, por isso a meio do segundo seria bom começares a lê-lo.

03. Não te obrigues a ler: sem pressões, caso contrário não irás perceber grande coisa do que lês. Aconselho-te a ler um parágrafo por dia, antes de ires dormir, por exemplo. Caso não estejas a perceber aquela parte, passa umas páginas à frente e mais tarde relê o que passaste. A minha professora deu-me esse conselho n'Os Maias, porque as descrições por vezes eram demasiado maçadoras e havia tendência para nos distrairmos do objectivo fulcral.


{~writingsinthestars.tumblr.com}


Por fim...não vejas a leitura como uma obrigação. Mantém o espírito aberto, e quem sabe até te possas surpreender. Boas leituras!

1 Opiniões:

Anónimo disse...

adorei as dicas! merci :)

Enviar um comentário