quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Especial Primavera


Parece que entrámos na Primavera (a minha estação favorita) e o tempo começa a melhorar (finalmente!).




Não sabia, mas, ao que parece, existem dois tipos de Primavera, a Primavera Boreal e a Primavera austral. A primeira ocorre no Hemisfério Norte e inicia-se a 20 de Março e termina a 21 de Junho, enquanto que a Primavera Austral no Hemisfério Sul inicia-se a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.

Os celtas, foram um dos povos mais ligados à natureza. Para eles a natureza era a expressão máxima da Deusa Mãe, a divindade máxima era feminina cuja manifestação era a própria natureza.
Segundo as tradições celtas a primavera começava no inicio de Fevereiro e acabava no inicio de Maio.


Ainda não tendo começado a primavera, os celtas tinham uma espécie de festival religioso onde se preparavam para a primavera, esse festival chama-se Imbolic.
Imbolic, é o festival que celebra a chegada da Primavera, a terra recupera do inverno e o sol vai-se fortalecendo.

É uma altura de festas alegres, tochas e fogueiras, nas casas são acesas velas para acelerar a partida do inverno e a chegada da primavera.
Neste festival invocavam a deusa celta do fogo, da sabedoria, da poesia e das fontes sagradas, Brigidh.

O festival de “encerramento da Primavera” é Beltane, que ainda é comemorado nos dias actuais.



Beltane é o festival da fertilidade (a fertilidade nesta celebração consta como o desabrochar da primavera e a morte definitiva do inverno), simbolizando a união entre a energia masculina e a energia feminina, a fertilidade da terra, e a luz.
Durante o festival eram acesas fogueiras nos topos dos montes e lugares considerados sagrados, sendo um ritual muito importante nas terras celtas. Segundo a tradição, queimavam-se oferendas, como por exemplo, animais, para que o poder do fogo fosse passado ao rebanho e pulavam as fogueiras para que se enchessem das mesmas energias poderosas.

É um festival cheio de alegria, danças, coroas de flores e banquetes que valorizavam os alimentos da época.


Imagens daqui.

1 Opiniões:

Rita Malheiro disse...

Olá! É a primeira vez que venho ao blog e tenho que dizer que adorei a vossa ideia. Com certeza que vão ajudar muitos adolescentes (e não só)! Parabéns!
*

Enviar um comentário