quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Chá das 5

Hellooo,

Com a primavera as flores aparecem. Parece que tudo fica mais alegre e bonito. Ficam muito bem na decoração da casa, do quarto e afins. Mas muitas dessas plantas têm propriedades que podem combater ou prevenir algumas doenças, e há muita gente que não o sabe.


~ lullabyexile





O chá mais antigo de todos, conhecido como chá preto, foi descoberto na China há quase 5.000 anos. Trazido para a Europa pelos Portugueses e desenvolvido pelos Ingleses, o chá preto é hoje consumido por pessoas de todo o mundo: pelo seu sabor, pelas suas propriedades preventivas ou curativas.

Segundo as lendas chinesas, a descoberta do chá e das suas qualidades benéficas terá acontecido quando o imperador Shen Nung, por volta do ano 2737 aC, decidiu experimentar o resultado da queda acidental de uma folha de árvore em água a ferver: uma infusão refrescante e revitalizante.


~ tumblr.com


Há inúmeros tipos de chás, mas os mais conhecidos são:

- Chá Preto
- Chá Verde
- Chá Branco



~ cindy



Há certas infusões que têm uma acção calmante, diurética e digestiva. O chá contém flavonóides, que agem como antioxidantes – e vários estudos mostram que estes componentes podem ajudar a prevenir o aparecimento de várias doenças.

Recentes estudos mostram que há uma relação entre o consumo de chá e uma redução do risco de doenças do coração. Para além disso, algumas descobertas sugerem que a ingestão de chá tem um papel importante na prevenção de várias formas de cancro.



Tendo o conhecimento certo sobre as plantas e os seus benefícios, podes sempre fazer uma infusão com algumas das plantas que tenhas no teu jardim. As tisanas e as infusões são os métodos mais usuais de preparar “chás de ervas”.

Na tisana, as ervas são colocadas numa chaleira ou panela com água a ferver; depois de tapar, deixa-se ferver durante mais 5 minutos; depois de retirar do fogo, deve deixar-se repousar durante alguns minutos.
A infusão é preparada deitando água a ferver sobre as ervas contidas num recipiente, e deixando repousar durante cerca de 15 minutos.


~ lissyl

Aqui ficam algumas das plantas com os seus respectivos benefícios:

- Alecrim - Alivia dores de cabeça, anti-fadiga, Estimulante;

- Camomila – Calmante, relaxante, alivia dores de cabeça, combate a ansiedade e depressão, no caso de dores musculares, regula os intestinos.

- Erva Cidreira ou Melissa – Relaxante, calmante, digestivo, alivia dores de cabeça, anti-depressivo, febres, gripes, constipações.

- Gengibre – Constipações, no caso de dores musculares, dores de cabeça.

- Tília – Calmante, melhora a qualidade do sono.


~ burls


Se aqui referisse as inúmeras plantas com que podes fazer uma simples infusão, este post não tinha fim, por isso, se quiseres saber mais sobre este assunto podes sempre pesquisar na internet, ou então falar com os teus avós, porque antigamente as ervas que hoje vemos embaladas nos supermercados, não eram acessíveis para muitas das pessoas.


Uma dica: Acompanha o chá com os deliciosos crepes de queijo e doce de amora


~ ofmornings


Bjokas!

Fonte: www.in-loco.com/Chas.doc

0 Opiniões:

Enviar um comentário