domingo, 9 de maio de 2010

Pílula Contraceptiva - esclarece as tuas dúvidas

Toda a gente sabe que pílula é um comprimidinho que tem que ser tomado todos os dias para não se engravidar...mas será que é só isso?

~shallwego.tumblr





A pílula contraceptiva é uma combinação de duas hormonas, estrogénio e progesterona, que é administrada oralmente para inibir a (ovulação) da mulher. Não existindo ovulação, não existe fertilização. A pílula contraceptiva não é uma contracepção de emergência (apenas a pílula do dia seguinte tem essa utilização).



Existem vários tipos de pílulas, mas na maioria dos casos, os comprimidos tomam-se diariamente durante 21 dias. Depois destes 21 dias consecutivos, faz-se uma pausa de 7, na qual ocorre uma hemorragia de privação, que é como se te viesse o período. Ao 8º dia recomeça-se, com uma nova embalagem, mesmo que ainda haja hemorragia. A pílula deve ser tomada por volta da mesma hora.

O não cumprimento deste procedimento, pode provocar uma gravidez não desejada se tiveste relações sexuais.

Não tomas a pílula correctamente
Volta e meia esqueces-te de a tomar, mas não te preocupas, porque pensas que não é por falhar um dia que vais engravidar. Mas calma, não te assustes. Se te esqueceres de tomar dentro de um período de 12 horas (imagina: costumas tomar sempre a pílula às 22:00h e apercebes-te às 8 da manhã do dia seguinte que te esqueceste de tomar, ainda estás dentro das 12h de tolerância) toma o comprimido no momento em que te lembrares.
Mas se o esquecimento for superior a 12h, já pode comprometer a eficácia da pílula. Se isso acontecer, consulta o folheto informativo que vem na embalagem*.
Deves ter cuidado também, se tiveres vómitos ou diarreia nas primeiras 4h a seguir à toma da pílula.

Tomas a pílula apenas quando tens relações sexuais
O pior erro! A pílula só faz efeito quando tomada continuamente.

Auto medicaste-te
É necessário consultares um médico antes de tomar a pílula. Terás que lhe dizer que a queres tomar. Ele irá fazer-te perguntas para saber qual é a melhor pílula para ti e pode mandar-te fazer exames.

~perfformance


O tamanho das mamas aumenta?
As hormonas que existem na pílula podem causar retenção de líquidos e isso pode dar a impressão de que tão maiores.

Há alguma ligação entre tomar a pílula e cancro?
Nalgumas pesquisas constatou-se que, em comparação com as mulheres que nunca tomaram a pílula, as que tomam correm um risco um pouco maior de ter cancro na mama.

Vou engordar?
Não. Existem hoje em dia, várias pílulas no mercado que não provocam retenção de líquidos nem aumento de peso. Deves informar-te com o teu médico e explicar que não queres uma pílula que te faça engordar.

Vai fazer-me mal?
Não. Se a tomares de forma correcta e sob indicação médica, pode ajudar-te o problema da acne (a tua pele tornar-se-á mais luminosa) e a tua menstruação tornar-se-á regular e menos dolorosa.

Torna-me infértil?
Não.

Tenho que fazer os 7 dias de pausa?
Não é necessário (embora aconselhável).

Estou protegida durante os 7 dias de pausa?
Sim. Mas se, ainda assim, não estiveres descansada, utiliza também o preservativo.

Posso tomar a pílula a seco?
Podes, no entanto é aconselhável que tomes com água, para prevenir úlceras.

Estou protegida das doenças sexualmente transmissíveis?
Não! A pílula apenas faz com que não engravides.

A pílula é sempre eficaz?
A pílula tem um índice de eficácia muito elevado. Deve-se, no entanto, ter muita atenção no caso de se tomarem medicamentos em simultâneo com a pílula, pois alguns podem diminuir ou mesmo anular a sua eficácia.

A partir de quando é que a pílula é eficaz?
No 1º mês de toma a eficácia da pílula é garantida se for iniciada no primeiro ou segundo dia da menstruação.


Importante: Utiliza o preservativo para te proteger das doenças e de uma gravidez indesejada e a pílula, para estares 100% protegida.


*É muito importante que leias o folheto informativo antes de começares a tomar a pílula pela primeira vez.

fontes

2 Opiniões:

Ana disse...

Tomo a Yasmin, recomendada pelo meu médico. Esforço-me bastante por tomar a horas, até porque já tive uns quantos precalços com o esquecimento. A situação que mais me preocupou foi mesmo porque estava na terceira semana e já tinham passado 12h. Fui aconcelhar-me a uma farmácia sobre qual dos dois caminhos que o folheto de instruções sugeria seguir. Quando não sei o que estou a fazer, mais vale perguntar a alguém que sabe mais que eu.

E sempre, double protection is the right thing to do! ;)

innes disse...

eu também tomo a Yasmin :) por acaso, nunca me esqueço de a tomar, mas sei que há pessoas que são mais distraídas...às vezes até põe lembrete no telemóvel. eu, pelo menos nunca precisei disso :)

Enviar um comentário