quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Comer, e comer até rebentar!

Quase de certeza que já tiveste aquela sensação de que por mais que comas nunca ficas saciada. Comes, comes, comes, e mesmo assim continuas com fome.
Pois, é sobre o porquê disto acontecer que eu vou falar hoje.



{lovya alyna}




As razões disto são muito simples, e o que sentes pode nem ser fome. Aqui vai:

1 - Calorias Vazias - Podes empanturrar-te com bolos com creme, refrigerantes, cheios de calorias, e mesmo assim continuar com fome. Isto acontece porque muitas das calorias que consumimos são "calorias vazias". Ou seja, dão-te energia, mas não te fornecem os nutrientes que precisas, dando-te sempre aquela sensação de fome.

2- Nervos á flor da pele - Muitas das vezes comemos porque não temos fome, mas sim stress. Stress porque a tarde não passa, andas com muitos testes, estás carente ou andas enervada. Estas simples coisas que te fazem comer até doer a barriga.

3 - Maldito período - Uma das razões mais simples para esta fome compulsiva é que faltam quinze dias para o periodo. Ou seja, a ovulaçãp pode resultar numa vontade súbita de comer.

4 - Exercicio fisico - Se praticares muito exercicio fisico, é provavél que tenhas fome. Se fizeres exercicios cardiovasculares, vais ter fome imediatamente, porque consumiste muitas calorias. Mas se fizeres musculação ou pesos, vais ter mais fome a longo prazo, porque vais criar massa muscular, e para isto acontecer o teu corpo vai precisar de muitas calorias.

5 - Açúcar a mais - Se consumires muitos alimentos com um elevado índice glicémico, o teu nivel de açúcar no sangue vai ficar afectado. E em que é que isto contribui para ter uma fome incontrolável? A resposta é muito simples, quanto mais elevado for o teor de açúcar num alimento, mais rápida vai ser a sua digestão, deixando-te com fome.

6 - Não há sono de beleza - E por fim...estás com fome, porque estás com sono! Quando dormes pouco vais ter mais fome, porque o teu metabolismo está mais lento. A grelina (a hormona que nos diz para comer) está em alta, e a leptina (a hormona que nos diz para parar de comer) está mais baixa.

{lauren schoch}


E agora como evitar que isto me aconteça?

Tendo em conta estas seis razões, basta levares a vida com mais calma para não te enervares tanto. Dorme mais, e quando estiveres com vontade de comer um enorme bolo com creme, muda de ideias e come uma fruta ou uma sandes, é mais saudável.
Não te esqueças, se a fome for muita opta pelos alimentos com baixo teor de açúcar, vais ver que a tua saúde vai melhorar, e muito!

Beijocas!

2 Opiniões:

Patrícia Correia disse...

Gostei do post :) Aliás, gosto de todos, adoro o vosso blog :D

innes disse...

Obrigada Patrícia :D volta sempre ♥

Enviar um comentário