domingo, 10 de outubro de 2010

Depilação - Como, Quando e Onde ?

~ likeascream.tumblr


Um dos muitos assuntos do grande tema A Adolescência é a depilação.
As perguntas mais frequentes sobre ela são onde devemos fazer a depilação, em que alturas, com que idades e com que instrumentos. Ora, é disto que vos vou falar hoje.



~abril.com.br


HISTÓRIA
Em tempos, pessoas em diversas sociedades procuraram eliminar o excesso de pêlos para fins estéticos e também para higiene pessoal. A história revela-nos que em 1500 a.C. os homens já removiam os pêlos com um depilador feito de sangue de diversos animais, gordura de hipopótamo, carcaça de tartaruga e trissulfeto de antimónio. Os romanos também se referem a composições depiladoras, algumas das quais continham soda cáustica como destacado ingrediente. Cleópatra tirava os seus tão indesejáveis pêlos, com faixas de tecidos finos banhados em cera quente.
Embora os depilatórios químicos sejam considerados uma invenção contemporânea, o processo para remoção dos pêlos através de decomposição química surgiu na Antiguidade. Na realidade, durante séculos, o seu desenvolvimento ficou adormecido e diversas outras alternativas foram introduzidas.


QUANDO?
Quanto mais tarde fizeres a depilação, melhor é! Depois de começares, vais ter que estabelecer uma rotina, se não queres ficar com os pêlos muito escuros e grossos. Quando achares que está mesmo na altura de te iniciares nessa área, tem em atenção se és alérgica a algo, pois podes fazer alergias em locais bastante incómodos, como as axilas.

COMO?
Cera: Consiste em colocar uma cera especial na pele e puxar, retirando assim os pêlos. A cera pode tanto ser comprada em perfumarias e farmácias como pode ser feita em casa com ingredientes como mel e limão. Existem 2 tipos de cera:
- A cera fria é mais prática, porém não tão eficaz. Basta esfregá-la com as mãos, para a aquecer, por 10 segundos, aplicar nos pêlos e depois retirá-la, puxando-os assim. Este é o segundo melhor método de depilação existente.
- A cera quente dá um pouco mais de trabalho mas é o melhor de todos os métodos existentes para retirar os pêlos. Deves pôr a cera num lugar onde a possas aquecer. Em seguida, ainda bem quente, coloca-se nos pêlos indesejados e puxa-se. Não pode ser usada fria pois assim perde completamente sua eficácia. Também não é recomendado que se reutilize a cera depois de aquecida.
Apesar de ser o melhor método de depilação, tanto a cera quente como a fria irritam muito a pele, devendo-se sempre consultar um dermatologista antes de usá-las, ou ir a uma esteticista.

Creme depilatório: Consiste num creme com composições químicas que deixa o pêlo mais fraco, facilitando a saída dos pêlos. Deves pôr o creme e passar de forma generosa por todo o local onde desejas retirar os pêlos. Depois disso, deves aguardar cerca de 10 minutos e tirar com uma espátula, esponja ou toalha húmida. Deve-se antes fazer um teste numa pequena área para saberes se a tua pele é sensível ao produto.
A não ser que a tua pele seja extremamente sensível ou tenha alergia a algum componente do produto, este é o único método em que não há irritação na pele. Apesar de não haver irritação este é o pior método de depilação pois os pêlos não são tirados da raiz crescendo bem mais depressa que os outros métodos. Mas também é o único método em que não há dor ao arrancar os pêlos (tirando o método Gillette).

Máquina depilatória: É um método em que uma máquina formada de diversas pinças metálicas retira os pêlos, ao mesmo tempo que vai massajando a perna, para aliviar a dor. Esta máquina retira os pêlos pela raiz e é tão eficaz como a cera quente ou a cera fria, mas dói um pouco mais.


Depilação definitiva: Este método só é aconselhado para pessoas a partir dos quinze, dezasseis anos. Deves, antes de decidires fazer a depilação definitiva, aconselhar-te com a tua dermatologista ou médica de família e também deves ter em conta a situação financeira da tua família.

ONDE?
- A depilação com cera pode ser feita na esteticista ou também em casa, como já foi referido ali em cima. Para escolheres a melhor esteticista possível, vai perguntando às tuas amigas quais são as suas esteticistas e se te aconselham alguma em especial.
- A depilação com creme depilatório é feita em casa. Basta comprares o creme numa farmácia ou supermercado e ler bem as instruções.
- A máquina depilatória é um pouco mais cara que os outros métodos, mas podes sempre comprá-la num hipermercado como o Continente ou o Jumbo ou uma loja de electrodomésticos como a Rádio Popular.

Ah, e não te esqueças! Não te deves envergonhar por ser mais ou menos desenvolvida que as tuas amigas. Tudo tem o seu tempo e os corpos não crescem de maneiras iguais!


Fonte

4 Opiniões:

Marta disse...

Olá! Desde já deixa-me dizer que este blog está muito bem conseguido, tanto em conteúdo como na parte estética (é, na minha opinião, um dos mais bonitos que já vi).
Quanto ao tema abordado neste post...
Eu tenho algumas (bastantes para ser sincera) dificuldades quando toca à depilação. Já usei todos os métodos acima mencionados mas nada resulta. Primeiro, seja qual for o método que usa, nem uma semana aguento com as pernas sem pêlos. Depois tenho o problema dos pêlos encravados. Isto agrava-se quando a depilação é feita com cera mas principalmente usando a máquina depiladora. O pior é que não é um pêlo encravado aqui ao ali, é pelas pernas todas e chega a dor. Enfim, sofro um bocadinho quando toca à depilação... Como costumo dizer, os meus pêlos lembraram-se todos de descer, porque quase não tenho sobrancelhas e nunca tive que fazer o buço. -.-

Ainda assim, muito obrigada pelo post. ;)

innes disse...

Olá Marta! Ainda bem que gostas do blog ficamos muito felizes por saber, mesmo! :D
A depilação pode ser incrivelmente difícil para muitas raparigas, porque ninguém tem o organismo e tendências peludas iguais, por isso é sempre difícil arranjar um bom método. E claro, os pêlos encravados são horríveis, e não se resolvem apenas com uma esfoliação de semana a semana (falo por experiência).
No entanto, deves informar-te acerca da depilação a laser que, sinceramente, é o método que vejo que melhor irá resolver o teu problema. Pensa que há sempre solução, caso contrário víamos mulheres peludíssimas todos os dias.
Espero ter ajudado. Muito obrigada mais uma vez, volta sempre :) ♥

susana disse...

Depilação sucks -.-

susana disse...

Desculpa, os pêlos ainda mais -.-

Enviar um comentário