terça-feira, 2 de novembro de 2010

Velas Caseiras

Olá ^^
Devido aos comentários no último post que escrevi, fiquei inspirada e decidi pôr mãos á obra e aprender a fazer velas caseiras.






{ThunderKiss}






Como todos sabem, as velas são fontes de luz, que consistem tipicamente num pavio inserido num combustível sólido, tipicamente cera. A função do pavio é ser queimado no intuito de produzir fogo, e este, por sua vez iluminar o ambiente.

São muito fáceis de fazer e vais ver que quando lhe apanhares o jeito vais estar uma pró a fazer velas.Primeiro, tens que aprender a fazer as velas básicas, que são as mais comuns.
Para isso vais precisar dos seguintes ingredientes:
- Parafina (a quantidade vai depender do tamanho da vela que queres fazer)
- Colher de pau
- Panela
- Pavio (tal como a parafina, cortas o pavio em funcionamento do tamanho da vela que desejas)
- Uma forma a teu gosto

Põe a parafina na panela, liga o lume, e vai mexendo até a parafina derreter totalmente


Se quiseres que a tua vela tenha alguma cor, mesmo antes de desligares o fogão, adiciona o corante (correspondente á cor queres que a vela tenha), e deixa passar cerca de 30 segundos antes de desligares o lume, de maneira a que o corante se possa espalhar por toda a parafina derretida


Enquanto esperas que a parafina derreta (têm em atenção que tens que ir mexendo com a colher de pau de vez em quando, para ficar tudo homogéneo) unta a forma com manteiga para depois da parafina secar, conseguires remover a tua vela da forma sem a danificares.


Neste passo convêm a ajuda de outra pessoa. Após desligares o lume, a outra pessoa segura o pavio dentro da forma, e tu despejas a parafina derretida para dentro da forma de maneira que não queimes ninguém.


Deixas a parafina secar mais ou menos 2h, dependendo do ambiente em que te encontras.

Após desenformada, decora a vela á tua maneira. Podes usar uns fios de renda e ata-los á vela, colar uns adereços (peças em fimo, papel de feltro, entre outros) e até mesmo pores montes de brilhantes.




{Mita}


Dicas e truques:
As ponta deixam-te aqui algumas dicas que te irão ajudar(e muito!) nesta aventura.

- Lembra-te sempre quanto mais grosso o pavio for, mais depressa este queima. Se for mais fino, menor a chama, e assim a vela queimará mais lentamente.
- Escolhe a parafina que for mais transparente, é a de melhor qualidade.
- O melhor tipo de pavio é o de algodão entrançado, que se pode chamar também de, pavio químico, que não deixa a parafina escorrer.

Têm cuidado com:
- A parafina é uma substância inflamável, por isso derrete sempre a parafina em banho maria, no fogo brando, mexendo com uma colher de pau.
- Se começar a sair fumo, desliga o fogão imediatamente e tapa o recipiente porque o fumo é sinal de que a temperatura da parafina está muito alta.
- Não uses panelas com pegas de plástico.
- Só por segurança, usa um avental e luvas, porque como já foi dito acima a parafina é muito inflamável.





{Jenn Brooks}



Se tiver em atenção todas as regras de segurança, vais ver que o teu trabalho vai ser espectacular. Diverte-te a fazer velas (com muito cuidado, e juízo)!

Beijokas ^^

2 Opiniões:

Anónimo disse...

Muito fixe o post!!
Em breve tenho de arranjar um tempinho livre para me aventurar entre panelas e parafina!:p

Beijos!+.+

Marta disse...

Adorei o post! =D
E não sei porque só agora voltei ao pontas =S
Shame on me!!!

Enviar um comentário