domingo, 7 de novembro de 2010

Pequenos Trabalhos

Queres encontrar um trabalho pequeno para ganhar mais um dinheirito? Se estás motivada e possuis um espírito empreendedor, nada é impossível!


{tumblr}




Com que idade podemos trabalhar?
Talvez não saibas, mas, legalmente, só podes trabalhar a partir dos 16 anos. Se tiveres entre 14 a 16 anos, tens o direito de efectuar trabalhos ligeiros e isentos de risco desde que não ultrapasse a metade da duração das tuas férias escolares e as 35 horas por semana. Isso impede, aliás, que vás às aulas cansada pelo trabalho! Enfim, se tiveres menos de 14 anos, estás proibida de trabalhar excepto nas empresas familiares, sob a responsabilidade do teu pai, da tua mãe ou de um tutor. Apesar destas restrições, podes fazer trabalhos ocasionais ou de curta duração para ganhar algum dinheiro extra, se os teus pais estiverem de acordo, claro!

Sugestões de trabalhos
O baby-sitting
Não podes obviamente trabalhar numa colónia de férias antes dos 17 anos e de obteres um diploma de animador. No entanto, se gostas deste trabalho, podes sempre tomar conta de crianças! Para que te conheçam, fala com as pessoas que te rodeiam, redige um anúncio com os teus dados e com as tuas disponibilidades. Coloca-o nas lojas do teu bairro, nas caixas de correio próximas da tua casa, no hall do teu prédio, na biblioteca.
Trabalhos Sazonais
Se, na realidade, os trabalhos sazonais são pouco acessíveis aos menores de 18 anos (é regulado por leis muito rígidas para os empregadores), existem algumas possibilidade de empregos agrícolas. As vindimas, a apanha de frutos e legumes nos campos e nas estufas, o condicionamento destes produtos são algumas pistas que podes explorar. Então, não hesites em contactar as explorações agrícolas próximas do sítio onde vives!
Os serviços a particulares
Compras, rega de plantas, limpezas, lavagem de carros, guarda de animais domésticos, podes também ajudar os teus pais, os vizinhos ou as pessoas idosas do teu bairro negociando com eles uma pequena retribuição financeira. Sê empreendedora, faz o porta-a-porta e fala disso aos que te rodeiam.

Retirado do livro: “Adoro ser uma Adolescente”

0 Opiniões:

Enviar um comentário