domingo, 28 de fevereiro de 2010

Arroz: as suas propriedades, história & máscara

Antes de mais gostava de divulgar o blog da Lee the bear :).



Ver um dos vídeos fantásticos da Michelle Phan, despertou-me uma enorme curiosidade sobre o arroz e as suas fantásticas propriedades. Juro que fiquei surpreendida.
Vou partilhar convosco o que encontrei e como fazer uma máscara e tónico com água de arroz.

~ eating shibata





A espécie cultivada, Oryza sativa, está presente na alimentação humana desde, pelo menos, 3000 a.C. - a primeira referência histórica data de 2800 a.C., quando um imperador chinês estabeleceu uma cerimónia para a sua plantação.
A Ásia é, provavelmente, o seu berço; o arroz foi impondo a sua presença na Europa e no norte da África, e foi baptizado como “aruz” na Espanha, para onde foi levado pelos árabes, no século XV.


Situado na base da pirâmide alimentar, o arroz é um excelente alimento para se incluir nas dietas. Isto porque possuem muito pouco glútene colesterol.
É também rico nas vitaminas B1, B2 e B3, em fósforo (indicado para os ossos e o cérebro), ferro (antianémico), potássio, magnésio (favorece a actividade muscular) e cálcio e em fibra. Pelas suas propriedades, é especialmente indicado em casos de hipertensão, doenças renais e dietas de emagrecimento.

É recomendado o seu consumo várias vezes por semana, especialmente aos desportistas. No entanto, se for consumido em excesso, pode provocar obstipação.


Depois de ler sobre este cereal tão nutritivo e saudável, porque não mimar também a nossa pele com todas estas propriedades?
O que eu proponho é que façam comigo a máscara de água de arroz da Michelle Phan. Experimentei e adorei: deixa a pele fresquinha, limpa e macia.

Atenção: a máscara, em princípio, não será agressiva para a pele (já que são usados apenas ingredientes naturais), mas as peles não são todas iguais (e a do rosto em particular, costuma ser mais sensível) e por isso se notares que a tua pele reage mal à máscara (se te arde muito ou fica vermelha) lava a cara com água fria.


Precisas de:
- folha de papel absorvente;
- algodão;
- 2 taças (vidro ou não) & colher;
- frasquinho vazio;
- arroz (verifica se é orgânico - sem pesticidas, pois estes podem prejudicar e agredir a tua pele) - há diversos tipos de arroz, como vimos acima, e cada um tem propriedades diferentes. Eu utilizei o branco, o que estamos mais acostumadas a ver.


1. Enche uma das taças com água;



2. Junta o arroz. Pode não ser muito, mas terá que, pelo menos, tapar o fundo da taça;



3. Mexe até a água ficar com um aspecto turvo.



4. Separa a água do arroz, pondo a primeira na outra taça. Recorta na folha de papel absorvente, dois buracos para os olhos, um buraco para o nariz e outro para a boca, mais largo. Não precisa de ser muito rigoroso, mas as distâncias terão que estar semelhantes à tua cara.



5. Dobra a folha e põe-na na taça, ensopando-a com a água, durante 10 minutos.



6. Ajusta-a à tua cara e deixa actuar durante 15 minutos. Retira o papel e voilà!



Podes também fazer da água um tónico. Retira impurezas e deixa a pele fresca.



E o que fazer ao arroz? Cozinha-o!

Fotos tiradas por mim :)
Fontes: Portal EmDiv, refletir & saludães

9 Opiniões:

patrícia disse...

O.o não sabia quase metade : oo
Mascara de agua de arroz ? OMG nunca ouvi isso na minha vida, mas definitivamente tenho de exprimentar, obrigada pela dica <33
bjinhoss

innes disse...

Patrícia ~ sim, tens que experimentar :D
depois diz o que achas ^^
beijinho ♥

Anónimo disse...

Gosto muito da modelo :X

patrícia disse...

irei exprimentar, talvez amanhã :D

ps: é horrivel mesmo :c e eu agora passo a vida toda com essa sensação :/

innes disse...

Anónimo ~ também gosto muito de ti :)

Elsa disse...

Sim... porquê gastar tanto dinheiro na perfumaria e na esteticista.
experimentei a água de arroz e ao fim de uma semana, também verifiquei que as rugas desapareceram.
Agora apesar dos meus 60 anos, pareço ter 20 :P

sophie* disse...

A minha irmã obrigou me a experimentar isso.
bjs sophie*

Anónimo disse...

Usei e realmente é ótima mais no meu nariz parece q incho um pouquinho, e to cabrera om isso, o que faço? aguardo resposta...

innes disse...

Anónimo,
Se o nariz incha, é melhor evitar essa zona, ou até mesmo suspender a utilização. É muito estranho isso acontecer, e porvavelmente não é grave, mas ainda assim...
beijinho :)

Enviar um comentário