domingo, 29 de agosto de 2010

Ter uma pele bonita...não é assim tão difícil

Parte I


Praticamente tudo o que fazemos se reflecte na nossa pele: será que dormi o suficiente? Será que apanhei demasiado sol? Será que me tenho alimentado convenientemente? Estas perguntas são facilmente respondidas se olhares bem para a tua pele.
Este é um guia completo para saberes como podes deixar a tua pele linda...

~Tamara Lichtenstein




É muito importante começar a tratar bem cedo da pele. E para isso também deves conhecê-la.

É considerada o maior órgão do corpo humano e tem três camadas principais: a epiderme, a derme e o hipoderme subcutâneo. É responsável pela termorregulação, pela defesa, pela percepção e pela protecção, além de nos proteger das doenças.

A epiderme é a parte exterior, visível, enquanto a derme situa-se por baixo das raízes dos nossos pêlos. É também na derme que se situam as glândulas sebáceas e uma camada de gordura.

A pele suja-se muito ao longo do dia, graças ao ambiente e à sujidade que nós próprios produzimos (transpiração, por exemplo).




A acne é uma doença, que pode provocar cicatrizes, se não for tratado.
As borbulhas aparecem quando as glândulas sebáceas segregam um excesso de gordura, que se acumula nos folículos. Costuma piorar antes de vir o período ou com o nervosismo.

~swoone.tumblr.com


Prevenir: É importante que mantenhas a cara limpa (mas não a laves demasiado, freneticamente), sem ficar demasiado seca. Tenta que não fique muito oleosa. Faz esfoliações semanalmente, para evitar a acumulação de células mortas. As peles oleosas são as que têm mais tendência a ter borbulhas.

Já tenho: É muito importante que não espremas as borbulhas. Se o caso for grave, consulta um dermatologista e pondera em começar a tomar a pílula.

Borbulha ocasional: Não deves tornar disto um hábito, pois ao espremeres as borbulhas, estas poderão infectar e deixar marcas, como disse anteriormente, mas...
1. Certifica-te que as tuas mãos estão limpas e as unhas cortadas;
2. Segura um algodão quente e molhado na zona da borbulha durante cerca de meio minuto
ou
Deita água quente numa bacia e põe uma toalha por cima da cabeça, para evitar que o vapor se escape;
3. Fura a cabeça da borbulha com uma agulha esterilizada. Com os dedos (não com as unhas!) pressiona até teres a certeza que saiu o pus todo.
4. Fecha os poros com água fria.


Mitos: Não está provado que a comida gordurosa faz borbulhas. É também mito que o acne se pega e aparece devido a uma má higiene.

Deves usar um hidratante suave, pois a pele precisa de hidratação na mesma.




Dorme: Já tinha falado da importância do sono anteriormente, e de como é nessa altura que a nossa pele se renova;

Come bem e sê activa: Como certamente sabes, também a alimentação é importante (nós somos o que comemos, já dizem as nossas avós...) e por isso, deves ter uma dieta equilibrada e fazer exercício;


~swoone.tumblr.com


Evita álcool, tabaco e drogas: O álcool pode fazer surgir ou piorar a acne nas mulheres que têm tendência e aumenta também a probabilidade de celulite (o álcool sobrecarrega o fígado e impede que este elimine as toxinas residuais). Por sua vez, o tabaco provoca envelhecimento precoce e mancha e amarelece a pele;

Evita a exposição directa ao sol: Há quem defenda que não é apenas no verão que nos devemos proteger do sol: o aconselhável é mesmo durante todo o ano. A exposição excessiva ao sol pode ser nociva à saúde da pele, levando ao envelhecimento prematuro e ao cancro desta. Enquanto adolescentes, podemos não ver os danos que estamos a causar, mas estes, mais cedo ou mais tarde, acabam por se revelar, pois vão sendo acumulados - as consequências passam por manchas, rugas e envelhecimento precoce. Ao não nos protegermos devidamente, podemos acabar por apanhar um escadão, que é doloroso e nada bonito.




As peles oleosas «atraem» borbulhas e pontos negros por causa da secreção das glândulas sebáceas. É importante, por isso que a mantenhas limpa, mas não a deixes secar demasiado. Usa produtos oil free, em loção ou gel e sabonetes.
As peles secas necessitam de produtos mais oleosos, já que escamam com facilidade depois de lavadas. Não uses, portanto, sabonetes, mas sim cremes hidratantes.
Quem tem pele mista / normal deve apostar em loções hidratantes em gel ou gel-creme, para evitar o ressecamento e a oleosidade, ao mesmo tempo.


~heartsaregunnin.tumblr.com


continua...

2 Opiniões:

Ana disse...

Ler estas coisas nunca faz mal nem é demais! Espero pela segunda parte... =)

innes disse...

Ora aí está uma graaaande verdade :D também adoro ler coisinhas assim, apesar de a minha preguiça ser muito grande para as pôr em prática *.*

beijinhoo*

Enviar um comentário