quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Cuidado:mitos que nos prejudicam a saúde.

Hello!
Sabem aqueles mitos em que todos acreditamos e depois temos a ideia que estamos a fazer a coisa certa, e é exactamente o contrário? Pois bem, hoje vou dizer-vos uns quantos mitos que, espero eu, vos surpreendam tanto quanto a mim!

{tumblr}



Os antitranspirantes provocam cancro da mama


Vários estudos defendem que os antitranspirantes impedem o corpo de libertar toxinas através do suor e que estas ficam «presas» aos gânglios linfáticos, causando cancro por mutação do ADN de uma célula.
Para Rachel C. Vreeman e Aaron E. Carroll a verdade é outra. Os linfonodos produzem células e anticorpos que combatem infecções; ajudam as células a lidar com qualquer elemento externo, impedindo-o de entrar no corpo.
O próprio National Cancer Institute (NCI), a Food and Drug Administration, a American Cancer Society e Susan G. Komen Breast Cancer Foundation já vieram a público garantir que o uso de antitranspirantes nada tem a ver com o cancro da mama».
(Neste eu acreditava...)


A pastilha elástica substitui a lavagem dos dentes


Rachel C. Vreeman e Aaron E. Carroll lembram que, apesar dos anúncios publicitários garantirem que as pastilhas elásticas podem ajudar a prevenir cáries, todos os estudos têm demonstrado que são a forma mais ineficaz de remover a placa bacteriana e que em nada se compara à escovagem dos dentes ou ao uso de fio dental. Até porque a pastilha não garante a limpeza das zonas da boca de mais difícil higienização.
(neste aqui acreditava quando eram as pastilhas sem açúcar)


Uma depressão cura-se com força de vontade


Nunca se deixe enganar pela ideia de que os problemas psíquicos são um sinal de fraqueza. Como esclarece Nancy L. Snyderman no seu livro, a maioria destes distúrbios, desde a depressão à ansiedade, tem origem na biologia e na neuroquímica subjacentes.
Alguns já conhecemos bem. Quanto a outros, estamos a dar os primeiros passos para acompreensão. A depressão, por exemplo, pode ser mais prejudicial à saúde que várias doenças crónicas, de acordo com um estudo publicado em 2007, no The Lancet.

{likeipromised.tumblr}



Comer à noite engorda


Para os especialistas Rachel C. Vreeman e Aaron E. Carroll não há qualquer relação entre o aumento de peso e a altura do dia em que ingerimos os alimentos. As pessoas ganham peso porque consomem mais calorias do que as que queimam. Um estudo que envolveu mais de 2 500 pacientes não associou o excesso de peso ou a obesidade ao facto de as pessoas comerem antes de dormir, mas sim por o fazerem demasiadas vezes e em quantidades excessivas.


Andar ao frio provoca constipações


De acordo com o livro «Mitos da Medicina que nos Podem Matar», o frio ou a chuva não estão na origem da constipação. Esta é causada por vírus transmitidos entre as pessoas por meio de toque nalgum objecto ou superfície contaminada e, em seguida, contacto com a mão, olhos, nariz ou boca. A melhor forma de adoecer é dar um aperto de mão e, depois, tocar na sua cara.

Há aqui uns mitos em que eu acreditava que podiam acontecer, pelos vistos, são mentira. Espero que deixem de acreditar agora :)
Beijinhooooos ^^

3 Opiniões:

innes disse...

eu, pessoalmente, gosto de comer à noite :b

ana maria disse...

não és a úncia. estou sempre cheia de fome à noite, nhami!

Anónimo disse...

Não fazia a mínima que andar ao frio não é uma das causas da constipação. :O

Enviar um comentário