sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pesadelo ortográfico



Aposto que, pelo menos uma vez na vida, estiveste na dúvida quanto à forma correcta de escrever, por exemplo "Nós cantamos/canta-mos muito bem" ou "Eu e as minhas amigas gostamos/gosta-mos muito de ir ao cinema.
Para que não te voltes a enganar, vou ensinar-te um truque muito simples: constrói a frase na forma nagativa.

Passo a explicar:

"Nós cantamos/canta-mos muito bem". Na negativa ficaria "nós não cantamos muito bem". Como vês, a palavra mantém-se intacta, o que significa que na afirmativa escreve-se de igual forma.

Já na frase "Não nos vamos embora", o "nos" encontra-se separado do "vamos", por isso, seguindo a lógica, na afirmativa fica "Vamo-nos embora".

Espero ter ajudado! :)

3 Opiniões:

innes disse...

eu espero mesmo que as pessoas a deixem de escrever dessa forma horrível...
Vou dar outra dica: usar a oralidade. Por exemplo, "canta-mos" le-se "canta" + "mos", ou seja faz-se uma pausa que na realidade nao existe. "cantamos" é, portanto a maneira correcta. Outro exemplo é "entra-mos" que poderia referir-se a "entra-me nos qualquer coisa", por favor nao cometam erros destes que sao muito mal interpretados e dao muito mal aspecto.

P.s. Escrevi sem acentos porque estou no telemóvel, que nao tem um teclado portugues :b

beijo & take care *

daniela disse...

gostei e claro que só podias ser tu a escrever ;) porque é que será que o escreveste? eu sei xD bjocas

Rita C. disse...

ahah gostei imenso do post ;)
O blog está SUPER fofo :o

http://dreamingencouleur.blogspot.com/

Enviar um comentário